quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Por Dra. Giovanna. Minha médica, meu anjo!

"A Sabrina teve um cancer chamado Linfoma Nao Hodgkin grandes células B primário de mediastino... o que isso significa que ela teve um tumor no espaço entre o pulmão e o coração.

O linfoma é um câncer maligno que pode afetar qualquer faixa etária, mas principalmente ataca idosos. Mas pode acometer crianças e adolescentes.
Esse é o tipo mais comum de Linfomas e a sua incidência tem aumentado com otempo... provavlemnte sob influência da nossa vida corrida dos dias atuais, o estresse, diagnósticos mais precisos e precoces, exposição a venenos e agrotóxicos, entre outros.
Bom, o Linfoma se aparece com nódulos que são caroços no corpo principalmente no epscoço, axilas, mediastino, abdominais, inguinais... normalmente não são dolorosos, mas o paciente pode sentir sintomas B como chamamos para febre, perda de peso inexplicada e sudorese noturna.

A Sabrina veio encaminhada da sua cidade por outro médico com um laudo suspeito de Linfoma, mas não confirmatório. A sua massa no mediastino era enorme, tanto que ela já tinha feito um procedimento anterior, pleurodese, para biópsia e drenagem do líquido da pleura.
A Sabrina é uma moça inteligente, mas estava muito ansiosa com a primeira consulta. Num primeiro momento ela estava muito assustada...
O tratamento do Linfoma é primariamente a quimioterapia... e foi isso que foi desenhado para a Sabrina. Após 8 ciclos de quimioterapia a cada 21 dias foi o término.

Foi encaminhada para radioterapia para conslodiação do tratamento (uma outra modalidade terapêutica comum em linfomas para que a doença não volte). Em todo o momento fizemos exames de reavaliação com tomografia computadorizada de tórax e no final do tratamento fez um PET CT (que localiza células tumorais com aplicação de contraste específico).
Esse exame foi normal.
Alegria geral, choro da mãe, do pai, da Sabrina...

A Sabrina é uma menina linda, esperançosa, enfrentou tudo isso com muita força, muita determinação e tudo deu certo. As vezes as doenças vem para nos trasnformar, transformar em algo ainda melhor e acho que é o que aconteceu com a Sabrina. Tenho orgulho de ser médica dela e quero sempre acompanhar as suas vitórias e alegrias."

(Por Dra. Giovanna Steffenello para Camila Pizzoni)

É ou não é um anjo que entrou na minha vida? :D

beijos gente :***

3 comentários:

  1. É sim...com certeza...achei lindas as palavras dela!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa..que legal Sabrina! Adorei teu anjo. Eu tb tenho um anjo !! bjs, Nana

    ResponderExcluir
  3. penso assim tambem sem fe é impossivel agradar a deus .minha filha tem 07 anos esta com linfoma de hodking no mediastino .so que sei que em nome de jesus ela ja esta curada .ainda nao começou o tratamento mais sem que o que estamos passando é para glorificar o nosso deus que é maravilhoso.bjs parabens pelo exito .nunca saia da presença desse deus fiel.que tudo faz por nos

    ResponderExcluir

Olá! Sejam bem vindos no meu Blog! :)
Se for escrever como anonimo, favor deixar seu nome! :)
Obrigada por comentar.
beijos