segunda-feira, 12 de abril de 2010

TMO

Estou em Floripa, e não consegui fazer minha quimio denovo, paciência, mas também não to muito preocupada com isso, porque hoje a minha médica me deu uma preocupação maior, a grande possibilidade de fazer o TMO (transplante de medula óssea). Ela voltou de um congresso atentada né?

Tá, eu chorei na hora que ela falou isso, porque eu sou uma medrosa. Parece que eu tava adivinhando, a uns dias eu venho pesquisando sobre transplante na internet, lendo a comunidade de transplante, depoimentos de pessoas, os procedimentos!

Eu vou botar aqui uma explicação de TMO que uma amiga virtual que fez já falou, e eu achei a explicação dela muito bem explicada, e vou colar pra vocês!

"TMO = quimioterapia em altas doses!

Temos sempre muito medo da palavra "transplante", mas a verdade, é que Transplante de Medula Óssea (TMO) ou Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH) não é o tratamento que acaba com o linfoma. A quimioterapia que se utiliza antes do transplante é fortíssima, extermina as células doentes, mas elimina junto todo o nosso sistema imunológico, pára nossa medula óssea (nossa fábrica de sangue). Então, precisamos depois de "zerar" tudo, receber de volta nossas células previamente coletadas e armazenadas a -70º C, pois não podemos apenas esperar que a medula volte a funcionar sozinha com a estimulação dos remédios, é preciso um mínimo de células para incentivá-la a "pegar" mais rápido (vou brincar um pouco, mas... esse "pegar", sempre me lembra "pegar no tranco", rsrs).

E também não é nenhum procedimento cirúrgico, é uma doação de sangue e depois uma transfusão de nosso próprio sangue. Tudo é feito via cateter, sem mais precisarmos puncionar veias, nem mesmo sentir a picadinha certeira no port-o-cath. O cateter para o TMO é um tanto feioso, mas na 1ª vez que ele é utilizado, a gente passa até a achá-lo charmoso, rsrs. Pensem: fazer exames de sangue sem sentir nada, sem perder veias, nada de agulhadas. É bom demais!" (Cristiane)

Cris oque seria de nós lá na comunidade sem você né? hauahuahauahuahuah

Então, oque tiver que ser, será! Isso ainda não é de certeza tá? Mas há uma grande possibilidade. É que assim, antigamente o pessoal esperava voltar o linfoma pra fazer o trasplante, hoje em dia não.

Minha médica falou: "Mas tu é forte, vai vencer essa" eu chorei nessa hora né, porque isso não quer dizer, ela quis me confortar, conheço quem era forte e mais desencanadas que eu, que foi pro transplante e acabou falecendo. Então não depende de ser forte.

Há pessoas que querem muito fazer o trasplante, que acham o transplante a melhor opção, mas como eu falei no começo do post, tenho um pouco de medo, mas a gente corre riscos até fazendo a quimio normal né. Acho que já to com mais vontade de fazer agora que to no fim desse texto, hauhauuauah.

Quarta eu vou tentar fazer a quimio denovo, vou ficar aqui em floripa.

Geenteee, quando tudo isso passar, não quero mais ninguém me chamando de covarde ou medrosa, porque eu tenho é muita garra.

Beijos

4 comentários:

  1. De certeza Bi, tu tens é muita garra mesmo!
    E tudo vai da certo, se for necessário fazer o transplante tenho certeza que ele será um sucesso assim como o tratamento.
    Deus jamais da a cruz maior do que podemos carregar. Fé e mais força sempre!
    Um beijo, Aline!

    ResponderExcluir
  2. Sabrina todos q passam por um tratamento d quimio são GUERREIROS, pois só nos sabemos o qnto é xato, em alguns casos doloroso esse tratamento. Olha a 1 mes atras meu medico tbm me disse q eu tenho uma possibilidade de fazer o TMO, foi um choque pra mim, mais encarei numa boa. Fica firme ai e tranquila, tenha fé confia em Deus e deixa q ele fará o resto!!! Há bem lembrado ai no post o q seria da comunidade sem a Carin!!! Mais tbm da Nena(grande Sábia) e do Jan!!!

    Bjos e olha vc ja é uma GUERREIRA viu???!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Sabrina! estou acompanhando seu blog, e sei bem oque você está passando, pois tive o mesmo 'problema', tive que fazer o transplante, fi-lo e hoje estou muito bem! por isso só queria te dizer: tenha FÉ que tudo vai dar certo! estou orando por ti. Aimée.

    ResponderExcluir
  4. meu irmão esta internado hoje p faser o transplante,tenho certeza qe amanha ele vai nascer de novo para uma nova vida!vida curada e vc tem qe ter a mesma fé!!!deus nunca nos abandona!

    ResponderExcluir

Olá! Sejam bem vindos no meu Blog! :)
Se for escrever como anonimo, favor deixar seu nome! :)
Obrigada por comentar.
beijos